'Christopher Flavin'
Presidente do Worldwatch Institute
| HOME |

Christopher Flavin é Presidente do Worldwatch Institute. Conduz os programas de pesquisa do Instituto e a equipe de clima e energia, que analisa as tendências dos recursos energéticos, tecnologia e política. É co-autor de Power Surge: Guide to the Coming Energy Revolution, publicado por W.W. Norton em 1994. No livro, ele argumenta que da mesma forma que os milagres econômicos do século XX foram movidos pelos combustíveis fósseis, o próximo século poderá se destacar por um movimento igualmente dramático afastando-se dessas fontes e em direção à uma nova geração de tecnologias descentralizadas e de baixa emissão.

Ele escreveu outros quatro livros sobre temas energéticos e ambientais e mais de uma dúzia de relatórios de pesquisa. É co-autor do livro anual Estado do Mundo, e seus artigos têm sido publicados em mais de 50 periódicos populares e acadêmicos, inclusive o Harvard International Review, The New York Times, Technology Review, e Time. Foi citado em Business Week, Der Spiegel, The Financial Times, Science, e The Washington Post, entre outras publicações, e participa freqüentemente de programas de rádio e televisão nos Estados Unidos e no exterior.

É muito solicitado como conferencista tendo realizado mais de 100 palestras para executivos de alto nível, estudantes universitários e grupos de cidadãos. Suas palestras versam sobre vários temas, incluindo mudança climática, novas tecnologias energéticas e estratégias ambientais para empresas. Foi conferencista na Stanford University, Middlebury College, International Federation of Environmental Journalists, Economic Strategy Institute, Council on International Business, Monsanto Company, McKinsey & Co., Enron Corp., Banco Mundial, Eco-92 no Rio de Janeiro, European Wind Energy Association, e no Parlamento Italiano.

Ele atua no meio político internacional sobre mudança climática, novas estratégias energéticas e economia sustentável. Participou de várias conferências internacionais históricas, inclusive a Conferência das Nações Unidas sobre Fontes de Energia Novas e Renováveis, em Nairobi, em 1981, a Eco-92 no Rio de Janeiro e a Terceira Conferência dos Membros da Convenção Estrutural sobre Mudança Climática, em Kyoto em 1997. Ele também foi consultor das Nações Unidas em desenvolvimento sustentável.

Nasceu e viveu na Califórnia, diplomou-se com alta distinção, cum laude, no Williams College, onde estudou economia e biologia. Em 1992, ajudou a fundar e participa do Conselho do Business Council for Sustainable Energy, com sede em Washington. É também membro da Diretoria da American Wind Energy Association e sócio do Cosmos Club, Climate Action Network, Hydrogen Technical Advisory Panel, International Solar Energy Society, National Wind Coordinating Committee e de outras organizações.

Publicações do Worldwatch em português www.wwiuma.org.br.